Casa de Leis trabalha para acompanhar tendências e posicionar Parlamento no ambiente digital com o objetivo de tornar informações cada vez mais acessíveis à população. Tarefa de aproximar o dia a dia da Assembleia Legislativa do cidadão, por meio das redes sociais, está a cargo da Diretoria de Informação e Marketing, criada na atual gestão. Outra novidade disponibilizada ao público é o aplicativo Deputados Aqui, por meio do qual é possível acompanhar as ações dos deputados, trâmite de processos, reuniões e eventos.


Uma comunicação eficiente no ambiente digital requer estratégias inteligentes para um maior engajamento de usuários. Quando falamos do serviço público, com suas peculiaridades e conteúdos mais densos, os desafios são ainda maiores. É a Diretoria de Informação e Marketing da Assembleia Legislativa, instituída na atual gestão, que acompanha tendências e capta oportunidades para levar, em uma linguagem contemporânea, os conteúdos do Legislativo goiano ao cidadão, usuário cada vez mais exigente dessas novas mídias. Esse é o tema da última reportagem da série especial sobre a Comunicação Social na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

A demanda é crescente. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Brasil progride a cada ano, de acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil. De acordo com o levantamento TIC Domicílios 2023, 84% da população brasileira acessou a internet ao longo do ano passado. Para se comunicar com o povo, a Alego também marca presença nos computadores, celulares e dispositivos web.


Diante desse protagonismo da comunicação digital, o diretor de Informação e Marketing da Alego, Thalles Rafael Humberto Moura, cita uma nova percepção da Casa de Leis como um dos principais avanços alcançados pela pasta. A serviço da população, conforme preconizado pela atual gestão do presidente Bruno Peixoto (UB), as estratégias e ferramentas do marketing digital da Alego evidenciam o impacto social do trabalho dos parlamentares, de acordo com o diretor.


“Os goianos, hoje, fazem uma leitura correta da Assembleia Legislativa”, ele afirma. Em sua perspectiva, o marketing digital da Alego contribui para que a sociedade reconheça a participação do Legislativo, por exemplo, em ações e resultados do Executivo. Ele cita como exemplo a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que conta com repasses do Legislativo para sua construção; e a entrega do Hospital Regional de Águas Lindas, prevista para março, que também foi pauta parlamentar em 2023. “A sociedade, agora, começa a ver o resultado dessas ações parlamentares”, afirma o diretor.


Proximidade com a população

Thalles aponta ainda a regionalização estratégica das ações da diretoria como propulsora da imagem da Alego. Ele argumenta que a segmentação do marketing do Legislativo aos perfis regionais, abarcando os interesses políticos locais, seguirá orientando as ações da Diretoria de Informação e Marketing. “Quanto mais regionalizarmos a comunicação, mais a Assembleia Legislativa vai ser reconhecida em Goiás”, sintetiza.

A principal novidade para o segmento, produzida e promovida na atual gestão, é o aplicativo Deputados Aqui. O app é mais uma ferramenta disponível para o cidadão acompanhar o que acontece no Parlamento goiano. Uma iniciativa pioneira que amplia o relacionamento da Casa de Leis com a sociedade, levando à população informação, serviços e entretenimento.


Pelo Deputados Aqui, o usuário se conecta às atividades dos deputados estaduais durante as participações nas sessões plenárias e comissões temáticas, faz consultas aos processos legislativos em tramitação na Casa e pode até mesmo propor uma nova lei, na seção “Aqui você faz a lei”. No app estão disponíveis também os programas da TV Assembleia Legislativa e o GoFlix, onde podem ser assistidas várias obras audiovisuais goianas.

Neste ano, o aplicativo já apresenta mais uma inovação, a transmissão do Goianão 2024. A transmissão do campeonato é uma nova opção de lazer para os goianos e mostra que mais novidades devem ser incorporadas, futuramente, pelo aplicativo.

Avanço das redes sociais


A influência das redes sociais repercute em todos os setores da sociedade e estabelece, assim, uma nova cultura política, mais ativa no mundo digital. Pelos canais digitais da Alego, a sociedade acompanha a rotina do Legislativo, com informações institucionais, serviços e conteúdos replicados, por muitas vezes, nos perfis virtuais dos 41 parlamentares. Para muitos especialistas no tema, as redes digitais se tornaram um dos fenômenos sociais mais representativos de nossa época, por sua relevância como meio de informação e influência.


O País figura entre os maiores consumidores dessas plataformas no mundo, de acordo com o levantamento Tendências de Social Media 2023. O estudo aponta, por exemplo, que 131,5 milhões de pessoas, no Brasil, passam cada vez mais tempo na internet. São internautas conectados, em média, 46 horas por mês. Tendo isso em vista, a Alego está presente nas redes favoritas dos brasileiros, com perfis oficiais no FacebookInstagram e X (Twitter).

Para Vinícius Vilela, chefe da Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI), a publicidade dos atos da Alego nessas plataformas integra o compromisso com a transparência, princípio sempre atuante na comunicação da Casa. Para o servidor, o mix de conteúdos sobre os trabalhos do Legislativo, adaptados à linguagem das redes, tem também uma função didática perante a população. “A ideia de traduzir, nessa linguagem moderna, a rotina do Parlamento, permeia todas as ações digitais da comunicação da Casa de Leis”, argumenta. Como resultado, o crescimento vem sendo uma constante nas ações digitais da Alego.


Em todas as vertentes e frentes de comunicação com a sociedade, a Assembleia Legislativa de Goiás se faz ativa. Em uma realidade extremamente dinâmica, a Alego demonstra a capacidade de transmitir informação em tempo real, em diferentes mídias. Esse posicionamento é essencial para o exercício da democracia, em sintonia com valores éticos e de transparência que orientam os trabalhos de cada ação, para promover e aproximar, cada vez mais, o Legislativo dos goianos.


Agência Assembleia de Notícias

Deixe seu Comentário